domingo, setembro 11, 2005

Sobre a América

«Estou a ser parcial? Claro que estou a ser parcial - concedam-me ao menos esse democrático privilégio: aprendi a amar a América através do cinema americano e não creio que se possa esperar de um amante a "neutralidade" dos jornalistas que, todos os dias, nos programam e formatam os modos de ver e pensar.
Assim vai o mundo: os profissionais da "objectividade" escamoteiam diariamente a extrema complexidade de qualquer exercício de percepção e conhecimento, enquanto eu, alienado pelo cinema "imperialista", só posso confessar o desamparo das minhas incertezas face às imagens de Nova Orleães. E não vou recorrer à auto-indulgência da piedade pelos outros - aprendi isso no melhor cinema americano.
»

João Lopes, Diário de Notícias 10/9/2005

[João Silva]