sábado, maio 28, 2005

Altos & Baixos

Não passo um fim-de-semana sem ler as habituais secções de jornal, que costumam ter por nome «Altos & Baixos» ou «Sobe & Desce». Não é que essas secções tenham muita qualidade (não têm qualidade nenhuma) ou que os jornalistas que lá costumam escrever sejam bons (são sempre os piores ), mas este tipo de secções tem, digamos, uma certa fragrância a populaça, que não deixa de me fascinar.
Atentemos ao que escreve o jornalista do DN, Jerónimo Pimentel, sobre Marques Mendes:

«No dia em que Sócrates apresentou o descalabro das contas públicas, o PSD apressou-se a culpar António Guterres, que deixou a governação há mais de três anos. Será que o líder do PSD acha mesmo que os portugueses, depois de os governos de Durão os terem obrigado a apertar o cinto e de Santana ter dito que o pior tinha passado, vão responsabilizar o ex-primeiro-ministro do PS? Nada descridibiliza tanto como a fuga às responsabilidades

Ou ando muito distraído, ou Marques Mendes não fugiu às suas responsabilidades. Pelo que sei, Marques Mendes prontificou-se a cooperar com o senhor primeiro-ministro em tudo o que fosse essencial para a recuperação das finanças do nosso malfadado país. Claro que, para os mais ingénuos, que assistiram ao debate parlamentar e que ficaram sensibilizados com a histeria de José Sócrates, o PSD ainda ficou parado na governação de António Guterres. Mas, parece que o histerismo começa a ser a imagem de marca de José Sócrates (quando não está calado, é claro). Se Jerónimo Pimentel tivesse o desprazer de ler o que aqui escrevo, ficaria, provavelmente, atónito ou, quem sabe, histérico (ou indiferente). Afinal de contas, quem é que não segue os passos dos mestres?

[Paulo Ferreira]