sábado, março 12, 2005

Leituras

«Essas palavras novas, o meu amor ouvia-as; elas persuadiam-no de que o dia seguinte diferente do que haviam sido todos os outros dias, de que o sentimento de Gilberte por mim, demasiado antigo já para poder mudar, era a indiferença, de que a minha amizade com Gilberte era apenas eu a amar. “É verdade” respondia o meu amor, “não há mais nada a fazer dessa amizade, ela não irá mudar.” Então, logo no dia seguinte ( ou esperando por uma festa, se havia uma proximamente, por um aniversário, porventura pelo Ano Novo, por um desses dias que não são iguais aos outros, em que o tempo recomeça de novo rejeitando a herança do passado, não aceitando o legado das suas tristezas), eu pedia a Gilberte que renunciasse à nossa amizade antiga e lançasse as bases de uma nova amizade

- Marcel Proust, Em busca do Tempo Perdido

[Paulo Ferreira]