quarta-feira, setembro 22, 2004

“És um bocado Snob!”

Ele há coisas engraçadas. Actualmente, parece que vivemos num tempo em que é vergonhoso conhecer. É vergonhoso demonstrar o nosso conhecimento.
Vejam lá que, num destes dias fui apelidado de snob. De snob! Porquê? Por citar uma piada que porventura envolvia o senhor Louça e o Torquemada (não, a pessoa em causa nem era bloquista). Torquemada? Pois é. Quem é? Pouca gente conhece o famoso inquisidor espanhol. E por isso sou um snob. Por saber quem foi Torquemada. Sou um snob por demonstrar conhecimento. Isto só visto.
Pois agora vão-me desculpar, mas os senhores é que são os ignorantes e eu não tenho culpa, ou melhor, a culpa é toda minha de conhecer coisas que os senhores não conhecem. Mas isso faz de mim um snob? Um sabichão? Poupem-me.
Já, em diversos momentos, durante algumas aulas da minha vida, quase que me senti envergonhado por demonstrar um determinado conhecimento que não vinha no programa escolar. Sempre que o fazia, todos pareciam que me olhavam de soslaio, como que a pensar que me estava a fazer maior do que era, que estava a engraxar o professor. Pois isso, nunca o fiz. Mas que fazer perante uma tal pergunta: “Conhecem o tal e tal?” ao que se seguia um silêncio de ignorância perante toda uma turma, como se não soubessem ou tivessem vergonha de responder. Até que alguém por fim quebra o silêncio tão simplesmente dizendo: “Por acaso já ouvi falar”. Pronto, ficava tudo estragado, parece que, com aquelas simples palavras, se havia denunciado algo. Agora, aquele que ousara demonstrar o seu conhecimento (algo inteiramente de valor!) deixa de ser um aluno, para passar a ser um delator. Aquele que perante o silêncio da ignorância ousa demonstrar conhecimento.
Pois novamente peço desculpa. Peço desculpa por conhecer Petrarca, Dante, Torquemada ou Platão. Peço desculpa por ler livros que não a mando de um qualquer professor, peço desculpa por ser algo cinéfilo, por gostar de biologia e filosofia. Por admirar a matemática e a pintura renascentista. Peço desculpa por até gostar de alguma música dita clássica (apesar de não ser em nada especialista).
Peço desculpa por ser ávido de conhecimento. Por desgostar ao não saber. Isso faz de mim um snob? Um sabichão? Pois que faça. Mas que fique notado. Se eu porventura sei demais de algum assunto, é porque alguém sabe de menos do mesmo. E isso meus amigos, não é culpa minha.

[Tiago Baltazar]