quinta-feira, setembro 09, 2004

Os Meus Medos

Existem pessoas que se assustam com variadíssimas coisas, desde aranhas, a gafanhotos, a ratos, a cavalos (é verdade, eu conheço uma pessoa) e sei eu lá o quê. Fobias variadas que enchem o nosso imaginário e nos levam a sentir um medo irracional. Todos nós temos medo de algo, o que é natural, o não sentir é que nos leva ao perigo de sermos algum tipo de cyborg.
Ora, eu também tenho medo, mas é um medo diferente das outras pessoas. Eu tenho um medo mórbido à ignorância (tenho também um desgostar a animais com mais de quatro patas, mas isso é outra estória), a verdade é que a ignorância é para mim, a pior coisa que existe. Pois é desta, da ignorância, que tudo deriva. A maldade, a crueldade, é tudo fruto da ignorância. Sim, digo e reafirmo, todo o mal do mundo advém da ignorância humana.
Foi a ignorância que colocou o partido nazi no poder, foi a ignorância que iniciou as diversas guerras e conflitos que existiram no mundo. É devido à ignorância que continuam a morrer pessoas em todo o mundo. E continua a ser a ignorância que vai ditando inúmeros aspectos da nossa vida.
A ignorância do povo é o que existe de mais destrutivo para a própria sociedade. Uma pessoa pode ser cercada, levada e abatida da sua miséria, tal porco em dia de matança, mas o que fazer a um conjunto de pessoas que nunca desejou utilizar a massa encefálica?
Sim, eu temo a ignorância acima de todas as coisas (até das criaturas com mais de quatro patas). E, fora eu Cristo, fugiria desta como da cruz.

[Tiago Baltazar]