domingo, setembro 05, 2004

O magnífico jornalismo do boteco de esquina

O senhor Pedro Ribeiro parece ter chegado para ficar ao jornal Público. No entanto, do ponto de vista do meu quadrante menos radical, talvez preferisse ver o exaltado jornalista numa área em que pudesse exprimir, de forma elegíaca, os seus sentimentos mais profundos. Enraizado no seu íntimo está o natural ódio à «cor» Republicana na Casa Branca e a um George W. Bush tornado «saco de pancada». Não o censuraria, se não fossem os seus artigos nauseantes que teimam em surgir no jornal mais «sério» (ou moderadamente inteligente) de Portugal. Estranhamente, é sempre o enviado «especial» do seu jornal para os eventos onde escolheria estar em último lugar, tal como enviar Revel em missão «seriamente informativa» para a Venezuela. Desta vez, não faltou a cobertura da Convenção Republicana. Aproveitou, então, para espalhar umas gotas do seu humor irreverente quando quis definir algumas «figuras» do Partido Republicano. Quando acabei de ler, não sei se haveria de rir ou sentir uma profunda angústia por ter dedicado tempo ao senhor Ribeiro:

George Pataki - (...) só o decoro o impediu de se declarar abertamente candidato a 2008.

(...)

John McCain - (...) A idade está contra McCain (terá 72 anos em 2008) e de qualquer forma ele diz que concorrer outra vez (foi candidato em 2000) não lhe interessa: "Só se fosse para imperador."

Arnold Schwarzenegger - O "governator" é dos poucos produtos de Hollywood que os republicanos apreciam. Se a Constituição (que veda a Presidência a cidadãos nascidos fora dos EUA) for alterada entretanto, não é descabido pensar em "Conan, o californiano" na corrida à Casa Branca.

(...)

Jeb Bush - com o seu estado varrido por furacões, o governador da Florida não foi a Nova Iorque. A ideia de uma sucessão dinástica tem os seus adeptos - mas quantos Bush é que a América quer meter na Casa Branca?

Colin Powell - (...) Mas Powell também não pôs os pés na convenção republicana - sinal de alienação perante o radicalismo de algumas posições da Administração Bush?

(...)


[João Silva]