quarta-feira, setembro 08, 2004

Momento Esteves Cardoso

«Tanto a Direita Almoçadora como a Esquerda Gorda têm características comuns. A primeira não é de Direita da mesma maneira que a segunda não é de Esquerda. Ou seja: nem uma nem outra têm quaisquer convicções. A isto chamam, enquanto almoçam, não serem dogmáticos. Ou seja, estão-se nas tintas. A isto, chamam, enquanto pedem «um whisky em balão», serem pragmáticos.
A Direita Almoçadora é a Direita do Dinheiro, é a Direita dos Negócios, para quem Burke é capaz de ser marca de tractor. É a Direita que diz, com a Esquerda Gorda ao colo, «É preciso é viver bem». E vai a Esquerda Gordinha e responde «O prazer é revolucionário!».
A Direita Almoçadora é constituída por meninos e meninas muito irritantes que trabalham imenso e querem imenso reformar-se aos 35 anos. Têm imenso dinheiro e só não têm imensas ideias. Aqui entra a Esquerda Repimpa, num colchão de espuma, vinda das distantes tempestades do marxismo. A Esquerda Repimpa dá à costa, repimpa-se, instala-se e, durante o almoço, dá imensas ideias. O bancário da Direita Almoçadora joga perfeitamente com o imaginário da Esquerda Gorda.»


-Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas

[João Silva]