sexta-feira, agosto 06, 2004

World Press Photo no CCB

Hoje dirigi-me ao Centro Cultural de Belém. Já pretendia ir lá à algum tempo ver a exposição da World Press Photo, mas hoje, munido de excelente companhia, foi dia.
O que lá observei espantou-me e arrepiou-me, um pouco ao mesmo tempo. Dizem que uma imagem vale mil palavras e, neste caso, é a pura das verdades. Todo o espaço preenchido de palavras não demonstraria minimamente todo o esplendor, a tristeza e o sofrimento daquilo que vi. E como tal seria infrutífero tentar descreve-lo extensivamente aqui. Só observando é possivel ver. O olho de vidro da câmera revela um mundo muitas vezes escondido para o comum dos mortais que ignora a verdadeira realidade (aquela que não se vê no dia a dia) e que naqueles instantes fotográficos fica bem patente.
A exposição possibilita sorrisos, curiosidades e até choro para as almas mais susceptíveis (não, não vi ninguém chorar, mas ouve momentos em que senti uma vaga necessidade de o fazer).
No fim, sai-se da exposição com uma sensação de um mundo oculto agora descoberto. A beleza fotográfica revela o horror do real. Um real que ignorámos ou que muitas vezes fazemos simplesmente por ignorar.
Recomenda-se a visita...

[Tiago Baltazar]