domingo, agosto 01, 2004

Vianna da Motta

Mais uma edição deste prestigiado concurso de piano passou, sem que fosse atribuído 1º Prémio. Não posso deixar de referir que, no meu entender, a classificação final foi uma verdadeira decepção, o que demonstra bem a parcialidade (uma espécie de conluio...) característica deste tipo de competições.
Tendo em conta a qualidade de cada finalista, era de esperar algo de maior coerência quanto às deliberações finais do Júri. É que, francamente!...
Dos seis finalistas desta competição, a meu ver, os grandes destaques recaem sobre Ketevan Sepashvili (colossal), Maria Massytcheva (que graciosidade!) e sobre o jovem Tristan Pfaff. Quanto a este último, uma palavra: prodigioso! Para além de aliar um espantoso virtuosismo a uma expressividade ímpar, é também admirável a sua elegância em palco, a sua entrega e o seu encanto. Mais admirável ainda, é a sua idade: 19 anos! Um verdadeiro diamante em bruto... Pois então, eis que o Júri decidiu humilhá-lo completamente, decidindo atribuir-lhe uma vergonhosa 7ª posição, criada especialmente para não o deixar "de fora" da classificação final, e colocando-o atrás de Bei Lin Han (6ª classificada), que musicalmente, deixa muito a desejar...
Aqui está então a prova que nestas competições, o que interessa não é a qualidade, mas sim outro tipo de factores, digamos, externos. Escandaloso!
Ainda uma última palavra de apreço para as concorrentes que ascenderam ao pódio, Eleonora Kharpoukova (2º prémio) e Olga Monakh (3º prémio), pelas boas prestações realizadas em todas as provas, desde as eliminatórias até às finais. Bravo!

[Gonçalo Simões]