sexta-feira, julho 09, 2004

Sampaio

Jorge Sampaio sempre tentou ser pouco arbitrário em relação às decisões políticas tomadas pelo governo de Durão Barroso. Porém, com o aparecimento do "Processo Casa Pia", Sampaio não conseguiu esconder as suas amizades e a sua família política, prejudicando a sua imagem de presidente isento. Prova disso são os encontros regulares entre ele e Souto Moura. Mais recentemente, com a crise política inventada pelos Socialistas, Sampaio nunca escondeu a sua preocupação com uma provável ascensão de Santana Lopes ao poder. Diga-se que, o actual Presidente da República já se tinha mostrado preocupado com a hipotética candidatura de Santana a Belém.
Contudo,em tempos remotos, tempos esses em que se vivia uma verdadeira crise política, social e económica, Sampaio não hesitou em pedir ao Partido Socialista para não convocar eleições antecipadas.
Por esse mesmo facto, não será natural pensar-se que o candidato a presidente da República é, cada vez mais, eleito pela sua personalidade, pelo seu carisma, pela sua isenção e, cada vez menos, pelas suas raízes ideológicas e partidárias.
Com efeito,neste momento Sampaio tem o coração dividido entre o seu partido desejoso de regressar ao poder e um homem que não suporta. Desse modo, e comprovado o facciosismo de Sampaio, o mais natural é que daqui a uns meses estejamos todos a votar.