quinta-feira, julho 01, 2004

A lágrima de crocodilo

"A anomia do PSD na actual crise de liderança é mais um sinal do estado a que chegaram os partidos de poder em Portugal."
[José Manuel Fernandes, "Público"]

A crise partidária que se vive em Portugal, especialmente no PSD, evidencia alguns sinais de uma mudança na forma de fazer política. Infelizmente, tudo aquilo que aqueles "filmes hollywoodescos" mostram sobre a fuga da política para os campos do espectáculo e da mentira está a tornar-se realidade em Portugal.
Um sistema que começou por ser construído pelo mérito e pelo esforço indivídual de pessoas convictas dos seus ideais é agora constituído por grupos parasitários, por eternos populistas que apenas querem atingir o "estrelato" sem olhar a meios para atingir os seus fins.
A possibilidade proporcionada pela televisão, jornais e rádios de se fazer política em directo, originou o aparecimento dessa espécie política perfumada, sorridente e mentirosa.Exemplo disso são personalidades como Pedro Santana Lopes e Luís Filipe Menezes, dois políticos capazes de chorar e de fazer chorar os seus ouvintes, dois políticos que prometem o pão através do circo.