quarta-feira, junho 30, 2004

A República de Weimar

A República de Weimar foi a forma de governo estabelecida na Alemanha em 1919, com a Constituição de Weimar. Desde o seu começo, a República enfrentou uma série de problemas políticos, sociais e económicos, que iam impedindo o restabelecimento da ordem e da estabilidade numa Alemanha devastada, sem bases sólidas para constituir uma verdadeira democracia liberal e sem capacidade de controlar o poder ascendente das elites alemãs.
Com a crise económica mundial de 1929 (provocada por um estrondoso Crash Bolsista nos Estados Unidos), o desencantamento pela política começou a aumentar e surgiram os primeiros movimentos e, também, partidos extremistas.
Com efeito,a partir de 1930, a República de Weimar foi progressivamente passando de um regime parlamentarista para um regime presidencialista. Hidenburg é a figura máxima desta transformação, ao usar e abusar dos seus poderes de Presidente da República. O descrédito pelo parlamentarismo era cada vez maior. É neste contexto que Adolf Hitler (líder do Partido Nacional Socialista) chega a Chanceler, em Janeiro de 1933 e , consequentemente, acaba com a contestada Constituição de Weimar.