quinta-feira, junho 24, 2004

Fascismo em Rede 3

Meu caro colega, não poderia concordar mais com a sua última resposta às bacoquices propositadas que lhe dirigi. Porém, pela sua resposta, julguei interessante tecer alguns comentários.
Primeiro que tudo, a pergunta sobre a sua provável simpatia tem que ver com a enorme tolerância que já demonstrou em relação à blogosfera (a nível geral). Apesar de ter considerado essa mesma pergunta tola e disparada, não consegui evitá-la. Contudo, e sem surpresa, o senhor disse tudo aquilo que eu estava à espera (pronto, abusou um pouco com a moralidade, mas compreende-se).
Por outro lado, não poderia perder esta oportunidade de dizer-lhe que não o considero fascista. Apenas um bom tradicionalista. Fascista não, tem uma carga pejorativa muito perigosa e não chega a aproximar-se do conceito de Conservadorismo nem sequer do tradicionlismo de Salazar. Ora, exceptuando alguns teóricos que vêem fascismo em tudo o que é de Direita, sabe-se que o Fascismo foi italiano e pertenceu a Benito Mussolini. E não consta que Benito Mussolini tenha pensado no Fascismo como forma de contra-poder (nem na sua fase Sorel).